terça-feira, 6 de abril de 2010

Museu Nacional Ferroviário - Núcleo Museológico de Estremoz


vi o post de António J. B. Ramalho em Estremoz Net, pensei, vamos divulgar o nosso Museu Ferroviário.

http://www.cp.pt/cp/displayPage.do?vgnextoid=064d82570c275010VgnVCM1000007b01a8c0RCRD
"
Localização:
A Núcleo Museológico de Estremoz situa-se na cidade de Estremoz, na antiga estação ferroviária.

Exposição:
A Núcleo Museológico de Estremoz possui diversos objectos de interesse, tais como: utensílios usados na reparação e conservação da via férrea, nomeadamente, ferramentas e veículos para inspecção da mesma, dos quais salientamos, um quadriciclo a pedal utilizado pelo Chefe do Lanço, um quadriciclo motorizado para o serviço do Chefe de Distrito e uma dresine de inspecção para o pessoal superior da Companhia.
Para além de faróis, lanternas, telefones, marcadeiras de bilhetes, placas de fabricante e de numeração de locomotivas, manómetros, níveis de água das caldeiras, assim como outros aparelhos normalmente instalados sobre as locomotivas. Disponibiliza ainda alguma documentação gráfica sobre os primeiros tempos dos Caminhos de Ferro, em Portugal."

Vamos ver a "Maria Alice".

4 comentários:

  1. Bem procurei o museu e não o encontrei. Na estação onde? Ao fundo viam-se dois grandes pavilhões, pensei que fosse aí, mas tinham as portas sempre fechadas.

    ResponderEliminar
  2. Responda quem souber, eu também não sei.

    ResponderEliminar
  3. Não sei se a resposta do "Zé do Telhado" foi irónica, mas é exactamente aí, nos pavilhões que dizem à entrada "Cocheira de Locomotivas".
    Neste momento o núcleo museológico de Estremnoz está fechado a aguardar a remodelação que está em estudo para o local.

    ResponderEliminar