terça-feira, 13 de abril de 2010

Estremoz - 100 anos do nascimento de António de Spínola

Estremoz, homenagiou o Marechal António de Spínola.

O Marchal António de Spínola foi o primeiro Presidente da República depois do 25 de Abril.

A cerimónia de homenagem foi presidida pelo chefe do Estado Maior do Exército (CEME), general Pinto Ramalho.

Na casa onde nasceu o marechal António de Spínola, na Rua Serpa Pinto foi inaugurada uma lápide alusiva ao centenário . Foi também inaugurada a exposição alusiva à vida do marechal Spínola, no Palácio Reynold´s (RC3).

A homenagem, assinalou o centenário do nascimento, em Estremoz, do marechal António de Spínola.

"O marechal António Sebastião Ribeiro de Spínola, militar e político, nasceu em Estremoz, na freguesia de Santo André, a 11 de abril de 1910, no ano da Implantação da República, e faleceu em Lisboa a 13 de agosto de 1996.

De 1961 a 1963 combateu em Angola, durante a guerra colonial, comandando o Batalhão de Cavalaria 345, e entre 1968 e 1973 foi governador militar e comandante-chefe na Guiné-Bissau. Foi ainda general das forças Armadas em 1974.

Antes da Revolução dos Cravos, publicou o livro “Portugal e o Futuro”, onde expressava a ideia de que a solução para o problema colonial português passava por outras vias que não a continuação da guerra.

No dia 25 de abril de 1974, como representante máximo do Movimento das Forças Armadas (MFA), recebeu do então presidente do Conselho de Ministros, Marcelo Caetano, a rendição do governo, que se refugiara no quartel da GNR do Carmo, em Lisboa, assumindo assim os seus poderes públicos.

Depois da revolução, assumiu a presidência da Junta de Salvação Nacional, a 15 de maio de 1974, e demitiu-se a 30 de setembro desse ano, tendo sido o décimo quinto Presidente da República, o primeiro após a ditadura.

Em 1981 foi distinguido com o título de marechal, a mais alta patente militar."

Sem comentários:

Enviar um comentário