terça-feira, 11 de janeiro de 2011

13 de Janeiro

A 13 de Janeiro de 1759, a família Távora e José de Mascarenha, Duque de Aveiro, são executados por alegadamente terem participado numa tentativa de regicídio sobre D. José I de Portugal.


A 13 de Janeiro de 1991, Mário Soares é reeleito presidente da República Portuguesa, com cerca de 70% dos votos.



Às 21:45 do dia 13 de Janeiro de 1961, é projectado em antestreia, no cinema lisboeta Éden, As pupilas do Senhor Reitor, o primeiro filme português em cinemascópio. Para a sua feitura, o realizador Perdição Queiroga baseou-se no romance homónimo de Júlio Dinis, tendo contado com a participação de Marisa Prado (Margarida), Anselmo Duarte (Daniel das Dornas), Isabel de Castro (Clara), Américo Coimbra (Pedro das Dornas), Maria do Carmo (Margarida, em jovem), Araújo Silva (Sr. Reitor), Alina Vaz (Francisca Esquina), Eugenio Salvador (Ezequiel), Elvira Velez (Tereza Esquina), António Silva (João da Esquina), Maria Cristina (Joana), Humberto Madeira (Dr. João Semana), Raul Solnado (Sacristão), Raul de Carvalho (José das Dornas) e João Guedes.
Fonte: Diário de Lisboa n.º 13680, de 13-01-1961, p. 5

As Pupilas do Senhor Reitor, de Júlio Dinis, esteve na origem de inúmeras outras adaptações áudio-visuais. Para além do filme português mudo de 1924 dirigido por Maurice Mariaud, Leitão de Barros produzido, em 1935, uma versão sonora, também a preto-e-branco, com a intervenção de Maria Matos. No Brasil, a TV Record em 1970 e a SBT em 1994/95, produziram telenovelas baseadas nesta obra.

Mourinho eleito melhor treinador do mundo de 2010


"Sou um orgulhoso português"

Vamos convidá-lo para nosso Primeiro Ministro.

Senhor Presidente, se não tem condições para tomar conta da situação, entregue as casas de banho à Câmara.

"O pecado mora no centro da cidade

Segundo a última edição do “Brados do Alentejo”, para quem não sabe é dos três jornais que se publica em Estremoz, as instalações sanitárias do jardim municipal constituem um verdadeiro espaço multi-usos bem no centro da cidade. Para além do uso normal, que qualquer cidadão igualmente normal lhes dá, servirão ainda como loja social no ramo dos materiais de canalização onde os mais carenciados se vão abastecer, gratuitamente está bem de ver, de quase tudo o que precisam para colmatar as avarias que vão ocorrendo nas suas próprias casas de banho. Parece que torneiras e autoclismos serão os objectos mais procurados e que manter o stock, que é como quem diz o equipamento a funcionar, se estará a revelar tarefa difícil em consequência do elevado número de clientes que acorrerá ao local.
Apesar do mau jeito e do evidente prejuízo para os cofres da autarquia, o desaparecimento deste material nem será o principal problema que as autoridades identificaram no local. Pior, mas muito pior, serão os actos indecorosos que, alegadamente, se praticarão no interior das ditas instalações. Diz que aquilo é para o muito e bem feito. Como diria a minha avó. Só num dia, pela manhãzinha, a senhora da limpeza terá encontrado treze preservativos com evidentes vestígios de utilização recente.
A situação, já de si preocupante, assume ainda proporções mais alarmantes porque um cidadão, presumivelmente com necessidades fisiológicas inadiáveis, terá sido impedido de entrar no local por alguém que assegurava a segurança das actividades libidinosas que estariam a a decorrer no interior do edifício. O que, convenhamos, é muito grave. O coitado do pacato cidadão – e pode acontecer a qualquer um – não só teve de evacuar do local como, em compreensível aflição, teve de arranjar outro sitio para proceder à evacuação que o organismo exigia.
O caso constitui um problema de difícil resolução para a Junta de Freguesia responsável pelo espaço. Qualquer medida para evitar estas ocorrências não será de fácil implementação nem conseguirá os resultados pretendidos. Nomeadamente para os roubos do equipamento. Já quanto aos actos pecaminosos que, supõe-se, por ali acontecem talvez, digo eu, se deva começar por colocar uma maquineta disponibilizadora de camisinhas e, de seguida, contactar uns gorilas que precisem de exercitar os músculos para dar uma carga de porrada aos moinantes que andam a usar os wc's públicos para actividades lascivas de caracter privado. Se calhar o mais fácil será optar pelo encerramento entre o lusco-fusco e o amanhecer. Mas, nessa circunstância, espera-se que a Junta, como medida preventiva, coloque nas imediações uma significativa quantidade de vasos de noite."
Kruzes Kanhoto

http://kruzeskanhoto.blogspot.com/2011/01/o-pecado-mora-no-centro-da-cidade.html

sábado, 8 de janeiro de 2011

Os meus filhos não recebem os abonos para dar a estes pobrezinhos

Presidenciais 2011

Como se diz:

"À mulher de César não basta ser honesta, tem que parecer honesta."

Os Candidatos principais Cavaco e Poeta, parece que estão como todos os outros políticos, comprometidos com a banca.

Ao comum do depositante, cobram tudo.

Esta gente tem informação privilegiada e acesso a informação que o comum do depositante não tem.

Mas o dinheiro que por aí anda também é nosso, a banca pega nele aplica,a seguir distribui, mas quem é que ganha com esses investimentos?

O pior desta situação, é que se houver lucros é para os tais, se der prejuízo paga o contribuinte.

Estremoz 2011, Município de Estremoz.

Já se vai falando nos corredores da política, que um vereador não prescinde da reforma,poderá ser substituído.
O Sr. Mariano,segundo se diz poderá ser o substituto.
Quem substitui o Sr Mariano?

Uma das possibilidade, é um dos actuais presidentes de Junta!

Cavaco 2011 Évora

Esta campanha não tem nada a ver com a de à 5 anos. Menos apoios, menos gente no jantar.

Porque será?

Consequências?

Segunda Volta?